Semestre de 2023-2
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PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR V {TURMA 06X} 2023/2

Prática como Componente Curricular (Encontros Integradores) – são encontros voltados para o desenvolvimento das práticas articulados com os estágios, de acordo com as temáticas propostas, são obrigatórios e articulam a prática e o estágio. Possuem atividades relacionadas à prática como componente curricular. A aprovação atribui as horas necessárias para cada etapa da prática como componente curricular.

NEUROCIENCIA E APRENDIZAGEM {TURMA 06X} 2023/2

Sejam bem-vindos ao componente curricular neurociência e aprendizagem. Convidamos você a embarcar nesta viagem incrível sobre a funcionalidade do cérebro e as pesquisas sobre as habilidades cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem humana. Direcionaremos nosso olhar para os transtornos do neurodesenvolvimento e suas implicações sobre a ação de aprender. Organizaremos nossos estudos em quatro unidades. A primeira unidade apresentará o funcionamento do cérebro e como ele pode se relacionar com a aprendizagem. A segunda exibirá os conceitos sobre uma função essencial para que a aprendizagem aconteça, a atenção. Entenderemos sobre alguns modelos teóricos propostos, as divisões da atenção e suas especificidades. No módulo seguinte, estudaremos as funções executivas principais: controle inibitório; memória de trabalho e flexibilidade cognitiva e complexas: resolução de problemas; raciocínio e planejamento. Por último, estudaremos os transtornos do neurodesenvolvimento, como, por exemplo, deficiência intelectual; transtorno do espectro autista; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; transtorno específico da aprendizagem e transtornos motores. Ao longo da sua aprendizagem, serão apresentadas as pesquisas mais importantes que relacionam a neurociência e a educação. Aprenderemos que a constância nos estudos é forte aliada para a aprendizagem bem sucedida.                 


RELACAO FAMILIA, ESCOLA E SOCIEDADE {TURMA 06A} 2023/2

Em seu artigo 205, a Constituição Federal do Brasil prescreve que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família e que ela será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Isso significa que a formação de uma criança, objetivando seu pleno desenvolvimento para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho envolve muito mais do que o simples relacionamento professor-aluno em sala de aula, ou seja, diversos atores precisam estar envolvidos em todo esse processo. 

Tendo esse contexto em mente é que estudaremos o Componente Curricular Relação Família, Escola e Sociedade que buscará discutir e entender como essa tríade pode se articular na busca de seus objetivos. Também estudaremos o desenvolvimento histórico dessas instituições, as tensões advindas do encontro entre elas e o campo de atuação, a importância e a influência de cada uma na educação. 

Por fim, buscaremos também refletir quais ações práticas podem ser construídas em parceria, principalmente entre a escola e a família, visando o pleno desenvolvimento da criança.