LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL {TURMA 07A E 08A} 2023/2

Seja bem-vindo(a) à disciplina de Libras no Processo Educacional!

Por que devemos estudar Libras em nosso Processo Educacional?

Para responder a esta questão, citaremos o principal documento nacional que discorre sobre o processo de inclusão educacional que, em seu artigo 206, 1988, inciso I, estabelece:

[...] a ‘igualdade de condições de acesso e permanência na escola’ como um dos princípios para o ensino e garante como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

Compreendemos que esse direito citado acima não pode ser negado a nenhum indivíduo; todos, dentro de suas necessidades particulares, devem gozar de seus respectivos direitos, e a escola é um dos ambientes que propiciam o convívio social e o desenvolvimento das habilidades e competências.

Entendemos ainda que compreender as diferenças é o principal elemento para combatermos o preconceito. Sabemos também que existem várias leis que amparam a inclusão educacional, além da Constituição Federal em seu artigo 206, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seus artigos 58 e 59 e a Declaração de Salamanca. Entretanto, a existência delas não garante a legitimação deste direito.

Legitimar este direito não é apenas garanti-lo em formas de normatizações ou de orientações, mas sim mostrar que este deve ser vivenciado por todos os agentes que dele fazem parte como docentes, discentes e toda a equipe de apoio das unidades escolares, verificando, assim, o cotidiano escolar, a trajetória de cada indivíduo, ou seja, “vivenciar o chão da escola”.

Frente ao exposto e para vivenciarmos estas diversas trajetórias, nossa disciplina é composta por trilhas de aprendizagem as quais estão repletas de atividades que compreendem a leitura, a escrita, a troca de ideias, a pesquisa, a prática, a sensibilização e o uso de diversos instrumentos cujo objetivo é proporcionar um novo olhar para as práticas pedagógicas inclusivas. Estão prontos para este novo desafio?