Semestre de 2023-2

Ambiente de produção de software, Modelos de processo e Modelos de maturidade. Fundamentação de qualidade de software: qualidade do processo e qualidade do produto. Normas de qualidade. Gestão de projetos de software: métricas, estimativas.

Título do Sumário

Fundamentação dos conceitos e fases do processo de verificação e validação de software. Domínio dos conceitos do processo e técnicas de teste de software. Gerência, Análise, Projeto, Implementação e Execução de Testes. Domínio de automação de teste.

Introdução aos componentes de infraestrutura de TI e suas funções. Conceitos, características e modelos de sistemas de computação em nuvem. Virtualização, Balanço de carga, Replicação, Deployment, Monitoração, SLA, Plataforma de código aberto para nuvens privadas, Principais plataformas em nuvem de mercado, Ferramentas de gerenciamento de configuração, Automação de deploy, Técnica e ferramentas para descoberta de serviços, Integração e entrega (Deploy) contínua.

Estudo exploratório de dados. Estatística descritiva. Gráficos, tabelas e medidas estatísticas. Introdução à teoria de probabilidades. Conceitos de variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Introdução à inferência estatística. Intervalos de confianças. Testes de hipótese. Análise de Variância. Análise de Correlação e Regressão.

Desenvolvimento de um projeto utilizando as ferramentas aprendidas em Engenharia de Software. Utilização das linguagens de programação aprendidas no curso. O tema dos projetos pode variar a cada semestre. O projeto deve conter as seguintes etapas: análise de viabilidade, descrição detalhada do problema, especificações do sistema a ser desenvolvido, modelagem, implementação, testes e análise dos resultados. Cada projeto deve ter um cronograma a ser seguido ao longo do semestre.

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) está na moda hoje em dia, mas você sabe o que é a internet das coisas? Entre muitas definições podemos definir a Internet das coisas (IoT) como o uso de dispositivos, e objetos que fazem parte de nosso dia a dia com a capacidade de se comunicar e se conectar por meio de diferentes redes em nuvem e da Internet. Isso inclui uso dos serviços de celular (2G, 3G, 4G, 5G) em artigos que vão de roupas a veículos, passando por termostatos especializados e pulseiras e relógios inteligentes que monitoram a saúde. Neste curso iniciamos com uma visão geral, por meio de uma introdução ao assunto da Internet das Coisas (IoT)  que  fornecerá uma compreensão geral. Em seguida passamos para as definições de dispositivos embarcados, seus usos e tecnologias. Na sequência estudamos como esta tecnologia pode ser implementada, com exemplos utilizando a plataforma Arduino e NodeMCU. Por último analisamos a utilização de protocolos utilizados para a Internet das coisas, com exemplos práticos de comunicação com MQTT e uso da plataforma Node RED como exemplo de integração com serviços em Nuvem.