Semestre de 2023-2

Apresentação dos temas ligados à organização de equipes profissionais, relacionamento interpessoal e gestão de pessoas no
contexto atual de negócios, envolvendo a área de TI – motivação/satisfação, valores, comunicação e negociação. Estudo da gestão de
conflitos, clima e cultura organizacionais, liderança, trabalho, relacionamento e organização em equipe, mudança organizacional –
estímulos que levam as empresas a serem produtivas.

Modelagem de Processos de Negócio. Estratégias e Premissas de modelagem. Análises: Arquitetural, Eventos, Processos, Conceitos, Regras e
Ciclos de Vida. BPMS – Business Process Management System. Representações de processos: UML e BPMN. Automação de processos. Indicadores de
processos.

Histórico e Conceitos básicos em jogos digitais; o mercado de jogos digitais; jogos digitais e suas aplicações nas diferentes áreas do conhecimento (entretenimento, educação, negócios etc.); estruturas básicas dos jogos; mecânica dos jogos; processo de produção de jogos digitais; ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais.

Histórico e Conceitos básicos em jogos digitais; o mercado de jogos digitais; jogos digitais e suas aplicações nas diferentes áreas do conhecimento (entretenimento, educação, negócios etc.); estruturas básicas dos jogos; mecânica dos jogos; processo de produção de jogos digitais; ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais.

Estudo dos fatores humanos em softwares interativos. Caracterização das relações entre comunicação, interface e interação. Apresentação dos critérios de qualidade de uso em Interface Homem-Máquina (IHM). Descrição dos Processos de design de IHM. Estudo das necessidades dos usuários e requisitos de IHM. Aplicação dos princípios e diretrizes de design em IHM nos projetos e desenvolvimento de sistemas interativos. Avaliação de usabilidade de interfaces interativas